Comportamento alimentar. Vem comigo construir uma boa relação com a comida, se alimentar de maneira saudável e tranquila, sem o sofrimento das dietas. Atendimento online e presencial em Osasco. Contato: (11) 98225-9050
Colunista no site Minha Vida
▼
Reportagens - leia minhas colaborações em entrevistas à jornais e revistas.
▼
Palestra sobre Guia Alimentar para População Brasileira
Minha palestra ministrada no grupo Minha Vida sobre as mudanças dos nossos padrões alimentares e as recomendações do Ministério da Saúde sobre como ter uma alimentação mais saudável.
Segunda sem carne
A ideia dela não é nos transformar em vegetarianos, mas sensibilizar as pessoas para reduzirem o consumo de carne, uma vez que para sua produção temos um gasto muito grande de recursos naturais.
Decidi falar da campanha hoje porque ela vem de encontro ao tema do Dia Mundial da Alimentação comemorado ontem (16 de outubro).
A data é estabelecida mundialmente para nos lembrar que precisamos ter cuidados na produção e consumo de alimentos para garantir a oferta para as próximas gerações.
Para mim, estas duas campanhas tem o mesmo propósito: fazer com que tenhamos uma alimentação mais consciente, com menor uso de recursos naturais, garantindo alimentos para mais pessoas e gerações.
Você pode dizer que não consome 1kg de carne em uma segunda-feira, mas em 4 ou 6, muito provavelmente.
Se você deixar de consumir este 1kg de carne no mês está fazendo uma economia de 15m³ de água, isso é mais do que muitas famílias consomem no mês (dá uma olhadinha na sua conta de água, aqui em casa fica entre 8 e 10m³). É uma boa economia, não acha?
Outro modo de ajudar é comprando alimentos em feiras orgânicas (que além serem benéficos à saúde, por não possuírem agrotóxicos, são produzidos de forma sustentável, com menor agressão ao solo e ao meio ambiente).
Você pode conferir as feiras de orgânicos no link abaixo:
http://feirasorganicas.idec.org.br/
Como já disse no vídeo sobre a feira (clique e confira) do meu bairro, às vezes, em uma feira normal (não orgânica) você encontra bancas de orgânicos ou de agricultura familiar.
Você pode comprar também em feiras direto do produtor, que constam na lista do IDEC. Neste caso, além das vantagens sustentáveis e para sua saúde, você economiza.
Você também pode fazer uma pequena horta na sua casa, ganhando saúde, interação com a natureza, sustentabilidade, economizando dinheiro..... as vantagens são muitas.
Neste link aqui você confere como fizemos aqui em casa.
Outra forma de ajudar é comprar e preparar os alimentos em porções mais adequadas à sua família, combatendo o desperdício.
Ou ainda preparar porções maiores e congela-las porcionadas, (leia minhas dicas sobre isso aqui) economizando tempo, gás e diminuindo drasticamente as perdas em casa.
Pense mais sobre o que você pode fazer para garantir a oferta de alimentos da próximas gerações. O planeta, seus filhos, netos e bisnetos agradecem!
Diferença entre os carboidratos
Quem nunca
ouviu dizer que comer pão, arroz, macarrão, cereais e farinha na versão
integral, emagrece?
Mas será
que isso é verdade?
Sim e não. Na
maioria dos casos os alimentos integrais não tem menor número de calorias que a
versão refinada, porém, devido à presença das fibras, sua digestão é mais
lenta. Isso traz algumas vantagens:
1- os alimentos integrais proporcionam maior saciedade, fazendo, muitas vezes, com que você ingira um volume menor e demore mais tempo para sentir fome.
2- eles são fonte de carboidratos complexos, que precisam passar por mais “quebras” para serem transformados em glicose (energia usada pelo corpo), o que também significa que o corpo tem mais “trabalho” para usar este tipo de nutriente, (o que alguns estudos sugerem que gera maior gasto energético).
3- o fato da glicose ser liberada de forma mais lenta faz com que o corpo tenha mais tempo para utilizá-la, o que evita que ele transforme o excesso de energia em gordura corporal, processo que geralmente acontece quando consumimos carboidratos simples (doces principalmente). Isso porque o organismo recebe uma quantidade de glicose maior do que é capaz de “utilizar” em um mesmo momento, e como fomos “biologicamente” preparados para períodos de escassez, o corpo “guarda” esse excesso de energia, principalmente na região da cintura. Por isso, preferir alimentos de versão integral diminui a chance de acumular gordurinhas na cintura.
Essa
distribuição mais lenta da glicose é especialmente benéfica para o momento do
exercício. (leia mais sobre isso aqui).
Se fossemos colocar a diferença do ritmo de liberação da glicose dos diferentes grupos alimentares, teríamos um gráfico mais ou menos assim.
* açúcar = qualquer tipo de doce
* pão francês = arroz branco, farinha refinada, massas
*pão integral = arroz integral, farinha integral,
cereal integral, massas de versão integral
4 - os alimentos de versão integral
são ricos em fibras, isso faz com que eles melhorem o funcionamento intestinal,
desde que você tenha um consumo adequado de água. Caso contrario, o intestino
pode ter seu funcionamento prejudicado pela falta de líquido.
5- como preservam a casca, estes alimentos oferecem maior oferta de nutrientes, a maioria deles é fonte de vitaminas do complexo B (que colabora nas funções cerebrais e para melhora da memória) e em zinco (que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardíacas).
Embora o consumo de alimentos de
versão integral tenham inúmeros benefícios, não devemos pensar que somente é
possível emagrecer ou ter uma alimentação saudável comendo alimentos integrais.
Se eles não agradam o seu paladar você pode continuar comendo os refinados, e incluir na mesma refeição alimentos
ricos em fibras, como uma fruta no café da manhã e uma salada no almoço.
Leia mais
sobre esse assunto em minha entrevista ao jornal Diário da Região. Clicando aqui.
Ampliando minha horta.
Conforme prometido no último post, este é o vídeo de como montamos a horta aqui em casa.
Não é um processo difícil e gerar "frutos" rápido. Como usamos mudas, em 4 dias já estava usando os temperos e em 9 dias já colhi algumas folhas do alface, pois é possível ir colhendo só as folhas que estão em volta ao invés de esperar o pé crescer por inteiro.
Anime-se faça a sua também!!!!!
O canal que seguimos para aprender mais (depois que o marido fez a pequena oficina de horta) foi o Pomar e Horta em Vaso.
https://www.youtube.com/channel/UC2aPp2PaqLJHT4XZMbzBe0g