Colunista no site Minha Vida

Reportagens - leia minhas colaborações em entrevistas à jornais e revistas.

Receita de legumes com aveia



Essa receita faz sucesso aqui em casa!  
Pode ser uma ótima para quem tem entre seus desafios consumir legumes.  
Fica delicioso! Experimente!
Ingredientes:
1 abobrinha média ralada em tiras
1 cenoura média ralada fina
1 xícaras de aveia em flocos
2 xícara de farinha de aveia
2 ovos batidos
1 colher de sopa de óleo
Sal e temperos à gosto.
Sugestões de temperos: orégano, curry, açafrão, pimentas, alho, cebola, salsa, cebolinha....
Modo de preparo:
Rale a cenoura e abobrinha, coloque em uma vasilha e acrescente a aveia, a farinha de aveia e os temperos. Misture. Por último bata os ovos com um garfo, acrescente o óleo e jogue por cima e misture novamente até ficar bem homogêneo.
Unte uma forma, molde a massa arredondada mas não muito grossa (lembrando o formato de um hamburguer) na palma da mão e coloque na forma um ao lado do outro, sem encosta-los. Leve ao forno pré-aquecido até dourar (mais ou menos 15minutos).
Rendimento: aproximadamente 12 unidades.

Como pouco, passo fome e não emagreço!!!!!!


Essa é uma frase muito ouvida, no meu consultório e acredito que em muitos outros.
É comum pessoas acharem que para emagrecer o segredo é comer pouco (em quantidade) e passar fome, afinal, se está sendo bastante sofrido tem que dar resultado, certo?!
Nem sempre! Aliás, quase nunca.
Para perder peso é preciso comer menor quantidade de calorias, mas isso é muito diferente de comer pouco em quantidade.
Comer uma coxinha e tomar um refrigerante, por exemplo, significa ingerir mais calorias que saboreando um prato com 1 filé de frango grelhado, 2 escumadeiras de arroz, 1 concha de feijão, 4 folhas de alface, 3 rodelas de tomate e 6 rodelas de pepino.
Além disso, sacrificar-se comendo pouco e passando fome trará dificuldades biológicas, metabólicas e emocionais para tentar persuadi-la de consumir poucas calorias. Explico:
Quando damos ao nosso corpo menos calorias do que ele precisa ele irá ativar mecanismos de defesa para evitar que seu funcionamento seja prejudicado.
A primeira coisa que ele manda é o sinal de fome, um alerta de que a energia precisa ser reposta, caso esse sinal não seja atendido ele vai tentar outro, dor de cabeça, por exemplo. Neste momento é comum começar a ter bocejos ou sensação de sono, isso porque seu corpo, muito inteligente, está diminuindo o uso de energia para poupa-la, em outras palavras, está desacelerando (diminuindo) seu metabolismo. Metabolismo lento é tudo que alguém que deseja emagrecer não quer nem precisa.
Também como mecanismo de defesa (para manter-se vivo) seu organismo começará a mandar sinais “irresistíveis” para o consumo de alimentos calóricos, para garantir que você consuma um alimento hipercalórico em uma só refeição, garantindo a energia necessária para aquele momento (de escassez) e para estocar (como prevenção, porque ele já percebeu que você decidiu deixa-lo sem alimentos). É nesse momento que coxinha, x-tudo, trufas, bolos recheados ficam irresistíveis... O que acontece? A “tentação” acaba sendo maior, bem no momento em que o corpo está pronto para estocar toda gordura possível (para se proteger).
O que também vai acontecer, se você está comendo pouco no almoço, chegará em casa morrendo de fome, nestas condições você não consegue nem pensar em preparar alguma coisa saudável para jantar. Neste momento tudo que você quer é abrir um pacote e resolver logo sua fome. Resultado, alimentos mais calóricos acabam sendo consumidos, ou pior, beliscados, sem se quer serem notados.
Para emagrecer é preciso que você observe-se melhor, faça escolhas por alimentos menos calóricos para o seu dia-a-dia e NUNCA passe fome, para ter condições (físicas e emocionais) de pensar nas escolhas alimentares que está fazendo.
De modo algum lanches, salgadinhos, bolos e chocolates estão proibidos, mas eles devem ser comidos em momentos oportunos, onde possam ser saboreados de verdade, não apenas para preencher um espaço vazio que apareceu porque você decidiu passar fome!

Aprenda a comer de maneira saudável, sem passar fome! 
Agende já sua consulta! (11) 98225-9050




Comer de 3 em 3 horas


Sempre ouvimos falar que para uma alimentação saudável devemos comer a cada 3 horas. Será que esse hábito faz mesmo diferença?
Hoje sabemos que mais importante do que comer de acordo com o relógio é comer de acordo com os seus sinais internos de fome.
Para a maioria das pessoas comer com maior freqüência aumenta a disposição, melhora o raciocínio, o humor e evita a fome excessiva nas refeições principais, mas isso não é uma regra.
Importante é que você observe se essa é uma necessidade individual sua, se o seu corpo envia para você a mensagem da necessidade de comer algo entre o café da manhã e almoço e entre ele e o jantar.
Mais importante que seguir regras externas é respeitar o seu próprio corpo.

Precisa de ajuda para conhecer seus sinais de fome?
Posso te ajudar!
Agende já sua consulta (11) 98225-9050

Pão 100% integral



Receita prática, muito fácil de fazer, deliciosa e 100% saudável!

Experimente ter cheiro de pão quentinho em casa!!!!!



Ingredientes
  • 50 ml ou 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de café ou chá de sal
  • 1 colher de sopa (ela usa de chá) de açúcar
  • 1 copo de água morna
  • 2 copos de farinha integral ou 1 de farinha de trigo e 1 de farinha de aveia
  • 1 pacote (10g) de fermento biológico


Modo de preparo:
  • Misture o óleo, o sal, o açúcar e a água.
  • Acrescente 1 copo da farinha e o fermento. Mexa.
  • Acrescente o restante da farinha.
  • Deixe crescer por 20 minutos em local morno, coberto com um pano.
  • Leve ao forno por pré-aquecido por 30 minutos.



Obs: você pode acrescentar grãos ao pão, girassol, linhaça, gergelim, castanhas picadas....
Neste eu coloquei gergelim e girassol (misturados na massa e sobre ela), e usei as duas farinhas. Ficou muito fofinho!

Sopa de legumes



Quer uma ótimo dica para os dias de frio?
Sopa de legumes!
Essa é minha combinação preferida (mandioquinha, cenoura e abobrinha), mas você pode colocar mais ingredientes ou outras variações. 
Dá para usar: chuchu, beterraba, abobora japonesa, abobora moranga, vagem, brócolis, couve-flor, tomate.... 
O ideal para quem tem diabetes, triglicérides alto ou quer perder peso é colocar apenas 1 tubérculo como batata, mandioca, mandioquinha, cará ou inhame ou macarrão. Também é possível acrescentar folhas como couve, espinafre, repolho verde ou roxo....
Para temperar alho, cebola e sal. Eu não acrescento óleo. 
Como gosto do sabor dos legumes também não coloco ervas, mas se você gosta de coisas temperadas pode acrescentar, orégano, pimentas, salsinha, cebolinha, manjericão.....
Para preparar é super fácil: tire a cascas mais grossas, como da batata ou mandiquinha e procure deixar as mais finas, como de abobrinha ou cenoura.
Coloque tudo na penela de pressão com os temperos e 1 copo de água.
Deixe cozinhar por 5 minutos, se quiser a sopa em pedaços, ou por 10 à 15 minutos se quiser sopa cremosa (minha preferida), neste caso, bata com mix (dentro da penela mesmo) ou no liquidificador.
Para servir você pode acrescentar carne picada, desfiada, moída, frango picado ou desfiado, pedaços de queijo branco picado....
Assim fica um prato completo, com todos os nutrientes.
É possível guardar no frezzer, em vidros ou tapawer por até 3 meses.
Bom apetite!