Segunda sem carne

Você já conhece esta campanha?
A ideia dela não é nos transformar em vegetarianos, mas sensibilizar as pessoas para reduzirem o consumo de carne, uma vez que para sua produção temos um gasto muito grande de recursos naturais.
Decidi falar da campanha hoje porque ela vem de encontro ao tema do Dia Mundial da Alimentação comemorado ontem (16 de outubro).


A data é estabelecida mundialmente para nos lembrar que precisamos ter cuidados na produção e consumo de alimentos para garantir a oferta para as próximas gerações.
Para mim, estas duas campanhas tem o mesmo propósito: fazer com que tenhamos uma alimentação mais consciente, com menor uso de recursos naturais, garantindo alimentos para mais pessoas e gerações.

Você pode dizer que não consome 1kg de carne em uma segunda-feira, mas em 4 ou 6, muito provavelmente. 
Se você deixar de consumir este 1kg de carne no mês está fazendo uma economia de 15m³ de água, isso é mais do que muitas famílias consomem no mês (dá uma olhadinha na sua conta de água, aqui em casa fica entre 8 e 10m³). É uma boa economia, não acha?

Outro modo de ajudar é comprando alimentos em feiras orgânicas (que além serem benéficos à saúde, por não  possuírem agrotóxicos, são produzidos de forma sustentável, com menor agressão ao solo e ao meio ambiente).

Você pode conferir as feiras de orgânicos no link abaixo:
http://feirasorganicas.idec.org.br/

Como já disse no vídeo sobre a feira (clique e confira)  do meu bairro, às vezes, em uma feira normal (não orgânica) você encontra bancas de orgânicos ou de agricultura familiar.

Você pode comprar também em feiras direto do produtor, que constam na lista do IDEC. Neste caso, além das vantagens sustentáveis e para sua saúde, você economiza.

Você também pode fazer uma pequena horta na sua casa, ganhando saúde, interação com a natureza, sustentabilidade, economizando dinheiro..... as vantagens são muitas.
Neste link aqui você confere como fizemos aqui em casa.

Outra forma de ajudar é comprar e preparar os alimentos em porções mais adequadas à sua família, combatendo o desperdício.
Ou ainda preparar porções maiores e congela-las porcionadas, (leia minhas dicas sobre isso aqui) economizando tempo, gás e diminuindo drasticamente as perdas em casa.

Pense mais sobre o que você pode fazer para garantir a oferta de alimentos da próximas gerações. O planeta, seus filhos, netos e bisnetos agradecem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário