Dicas para ceias



Confira algumas dicas práticas!

  • Não pule nenhuma refeição ou lanche intermediário porque é dia de preparar a ceia;
  • Se a ceia costuma ser servida somente à meia noite, faça mais um lanche com frutas e cereal ou pão integral com queijo branco (ou salpicão se já estiver pronto) e salada;
  • Se você tiver dificuldades em resistir à ficar beliscando o que está sendo preparado, coloque um chiclete na boca para mate-la ocupada. Lembre-se que o que beliscamos o cérebro não registra, ou seja, você não comerá menos na ceia porque beliscou antes.
  • Lembre-se que frutas frescas ou secas como damasco são menos calóricas que as oleagenosas. Nozes, castanhas e amêndoas são alimentos funcionais, mas por serem ricas em gorduras são bem calóricos (cada 100g tem em média 580Kcal).
  • Prefira peru ou chester, que são carne branca
  • Não exagere na champanhe, além de ser calórico, álcool em excesso diminui a consciência e atenção sobre o que está comendo.
  • Na sobremesa aproveite a variedade de fruta desta época.
  • Escolha 1 ou no máximo 2 tipos de doce, se possível prefira os de frutas, um mouse de maracujá chega a ter 3xs menos calorias que um de chocolate.


Pense que a intenção das festas não deve ser exclusivamente comer, mas principalmente celebrar o nascimento de Jesus e do ano novo!





Receita de kibe assado


Esta receita é uma ótima dica para os dias de calor, embora eles estejam escassos este ano!

Super fácil de fazer, combina muito bem com salada e unido à ela já oferece todos os nutrientes importantes para uma refeição.

Ingredientes:
500gramas de carne moída sem gordura (patinho, acém, paleta...)
250gramas de trigo para kibe
1 cebola picada
Óleo de canola
Sal a gosto
Temperos a gosto (hortelã, curry, alecrim, pimentas, salsa, cebolinha, orégano....)

Modo de preparo:
Deixe o trigo hidratando em uma bacia com água quente por 20 minutos. Coloque pouca água para que ela seja absorvida, se precisar acrescente mais.
Misture o trigo com a carne, a cebola e os temperos até que fique homogênio.

Coloque em uma forma untada com óleo de canola, leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. 
Você pode congela em pedaços (em saquinhos para congelamento ou embrulhado em papel filme). Quando for usar pode descongelar no microondas e levar ao forno para ficar "crocante" de novo.

Segunda-feira não é dia de pesar!



É comum ouvir as pessoas dizerem que engordaram muito no fim de semana, as vezes 2 ou 3 kg.
Será que isso é possível?
A resposta é: Não!!!! 
Não dá para “engordar” por exemplo, 2kg no fim de semana. 
Por que não???? 
Porque para isso seria preciso exceder 18.000 calorias, além das suas necessidades diárias, nestes dias. Isso equivale à 120 latas de cerveja ou 50 fatias de pizza, além das suas refeições habituais. 
Normalmente pessoas sem problemas graves de comportamento alimentar não conseguem consumir tantas calorias em um mesmo dia.
O que acontece quando você pesa na segunda-feira e a balança mostra 2kg à mais é porque os alimentos consumidos nos dias anteriores (como pizza, churrasco, salgados, frios....) tem maior quantidade de sódio (sal), e isso causa retenção de líquidos. 
Junta-se a isso, o fato de “esquecermos” de tomar água no fim de semana por estamos “fora da rotina” (na rua, em eventos....), o que faz com que o corpo elimine um volume ainda menor de água (para não deixar que ela falte). 
Então, na verdade, o que a balança está acusando, em grande parte, é retenção de líquidos.

Esse processo pode acontecer não apenas na segunda-feira, mas após o consumo de alimentos que tenham maior quantidade de sal do que você está acostumada a consumir.
Nas mulheres, isso também acontece, habitualmente, no período pré-menstrual.
Por isso, pesar-se com frequência não ajuda.
É preciso cuidado para não deixar que um número alterado pela retenção de líquidos atrapalhe seu processo de melhora de hábitos alimentares. 
O ideal é diminuir a frequência ou eliminar o uso uso da balança ou pelo menos esperar 3 ou 4 dias na sua rotina alimentar normal para pesar-se.
Observar as modificações do seu corpo e como as roupas estão vestindo você pode ser uma informação mais útil.
Outra forma possível é fazer uma avaliação da sua taxa de gordura corporal.

Convite especial para você!



Venha participar da minha primeira roda de conversa e saber como a alimentação pode potencializar o resultado dos seus exercícios!
Espero você lá!
Local: academia Corpo e Equilíbrio, unidade 1
Endereço: Rua Erasmo Braga, 617, Presidente Altino, Osasco - SP
Quando: dia 02/12/16 18:30h
dia 05/12/16 9:00h.

Como não descontar o stress na comida



Entre minhas atividades está fazer parte da coluna Pergunte ao Especialista do site Minha Vida, esta semana recebi uma pergunta que retrata a realidade de muitos de nós, por isso resolvi dividi-la com vocês.

A pergunta foi:
Sou muito ansiosa, nervosa, me estresso muito e desconto na comida. O que fazer?

Essa é uma situação muito comum hoje em dia. Temos cada vez menos tempo e mais tarefas, o que as vezes, nos deixa fora do eixo.

É ótimo que você tenha descoberto que sua "válvula de escape" atual, é a comida.

Uma das formas mais eficazes de lidar com esse tipo de situação é tentando trabalhar na causa.
Veja, você escreveu: sou ansiosa, preocupa, me estresso e desconto na comida. 
Muito provavelmente se você conseguisse maneiras de ficar menos ansiosa, preocupada e estressada  não teria porque descontar na comida.

Pense e procure dentro de você, coisas relaxantes, que possa incluir na sua rotina. 
Para ajudar vou dar alguns exemplos: cantar ou ouvir músicas que goste, tomar um banho relaxante chegando em casa (sentindo a água cair sobre seu corpo e imaginando-a "levando ralo à baixo" o estresse do seu dia), praticar uma atividade física que goste (neste caso você soma a liberação da serotonina, hormônio relaxante, liberado naturalmente quando praticamos exercício), fazer uma massagem, um trabalho manual, baixar um aplicativo de relaxamento no celular (há alguns de 5 minutos)....Procure dentro de você, e comece a praticar!

O que também pode ajudar é refletir um pouco antes do ato de comer, tentando "combater" o impulso de descontar na comida. Neste caso quando estiver ansiosa ou estressada demais, tente fazer alguma atividade relaxante antes de sentar à mesa, assim conseguirá ter maior controle sobre suas escolhas alimentares.
Para que isso seja possível, comer em intervalos menores pode ajudar, afinal, se chegar em casa "varada" de fome, depois de um dia cansativo e estressante estará louca para abrir os armários e não conseguirá pensar em fazer nada antes de resolver a fome. 
Ter sempre alguma coisa para comer entre as refeições e na volta para casa ajuda bastante. Você pode optar por frutas frescas, secas (uva passa, ameixa, damascos, morangos...), desidratadas (abacaxi, manga...), castanhas, nozes, amêndoas, bolachas sem recheio... Assim, sem fome física, fica mais fácil perceber que a fome é "emocional" e assim trata-la com a solução adequada.

Espero que as dicas ajudem.

Vem chegando o verão!




Entenda um pouco sobre o que as dietas fazem com seu corpo e sua cabeça.

Quer saber mais sobre esse assunto?
Alguns posts podem te interessar:

Facilite sua própria trajetória

Em busca de milagres

Como pouco, passo fome e não emagreço

Porque dietas não emagrecem

Reeducação alimentar

Palestra sobre Guia Alimentar para População Brasileira





Minha palestra ministrada no grupo Minha Vida sobre as mudanças dos nossos padrões alimentares e as recomendações do Ministério da Saúde sobre como ter uma alimentação mais saudável.

Segunda sem carne

Você já conhece esta campanha?
A ideia dela não é nos transformar em vegetarianos, mas sensibilizar as pessoas para reduzirem o consumo de carne, uma vez que para sua produção temos um gasto muito grande de recursos naturais.
Decidi falar da campanha hoje porque ela vem de encontro ao tema do Dia Mundial da Alimentação comemorado ontem (16 de outubro).


A data é estabelecida mundialmente para nos lembrar que precisamos ter cuidados na produção e consumo de alimentos para garantir a oferta para as próximas gerações.
Para mim, estas duas campanhas tem o mesmo propósito: fazer com que tenhamos uma alimentação mais consciente, com menor uso de recursos naturais, garantindo alimentos para mais pessoas e gerações.

Você pode dizer que não consome 1kg de carne em uma segunda-feira, mas em 4 ou 6, muito provavelmente. 
Se você deixar de consumir este 1kg de carne no mês está fazendo uma economia de 15m³ de água, isso é mais do que muitas famílias consomem no mês (dá uma olhadinha na sua conta de água, aqui em casa fica entre 8 e 10m³). É uma boa economia, não acha?

Outro modo de ajudar é comprando alimentos em feiras orgânicas (que além serem benéficos à saúde, por não  possuírem agrotóxicos, são produzidos de forma sustentável, com menor agressão ao solo e ao meio ambiente).

Você pode conferir as feiras de orgânicos no link abaixo:
http://feirasorganicas.idec.org.br/

Como já disse no vídeo sobre a feira (clique e confira)  do meu bairro, às vezes, em uma feira normal (não orgânica) você encontra bancas de orgânicos ou de agricultura familiar.

Você pode comprar também em feiras direto do produtor, que constam na lista do IDEC. Neste caso, além das vantagens sustentáveis e para sua saúde, você economiza.

Você também pode fazer uma pequena horta na sua casa, ganhando saúde, interação com a natureza, sustentabilidade, economizando dinheiro..... as vantagens são muitas.
Neste link aqui você confere como fizemos aqui em casa.

Outra forma de ajudar é comprar e preparar os alimentos em porções mais adequadas à sua família, combatendo o desperdício.
Ou ainda preparar porções maiores e congela-las porcionadas, (leia minhas dicas sobre isso aqui) economizando tempo, gás e diminuindo drasticamente as perdas em casa.

Pense mais sobre o que você pode fazer para garantir a oferta de alimentos da próximas gerações. O planeta, seus filhos, netos e bisnetos agradecem! 

Diferença entre os carboidratos





Quem nunca ouviu dizer que comer pão, arroz, macarrão, cereais e farinha na versão integral, emagrece?
Mas será que isso é verdade?
Sim e não. Na maioria dos casos os alimentos integrais não tem menor número de calorias que a versão refinada, porém, devido à presença das fibras, sua digestão é mais lenta. Isso traz algumas vantagens:

1- os alimentos integrais proporcionam maior saciedade, fazendo, muitas vezes, com que você ingira um volume menor e demore mais tempo para sentir fome.

2- eles são fonte de carboidratos complexos, que precisam passar por mais “quebras” para serem transformados em glicose (energia usada pelo corpo), o que também significa que o corpo tem mais “trabalho” para usar este tipo de nutriente, (o que alguns estudos sugerem que gera maior gasto energético).

3- o fato da glicose ser liberada de forma mais lenta faz com que o corpo tenha mais tempo para utilizá-la, o que evita que ele transforme o excesso de energia em gordura  corporal, processo que geralmente acontece quando consumimos carboidratos simples (doces principalmente). Isso porque o organismo recebe uma quantidade de glicose maior do que é capaz de “utilizar” em um mesmo momento, e como fomos “biologicamente” preparados para períodos de escassez, o corpo “guarda” esse excesso de energia, principalmente na região da cintura. Por isso, preferir alimentos de versão integral diminui a chance de acumular gordurinhas na cintura.
Essa distribuição mais lenta da glicose é especialmente benéfica para o momento do exercício. (leia mais sobre isso aqui).

Se fossemos colocar a diferença do ritmo de liberação da glicose dos diferentes grupos alimentares, teríamos um gráfico mais ou menos assim.

 
* açúcar = qualquer tipo de doce
* pão francês = arroz branco, farinha refinada, massas
*pão integral = arroz integral, farinha integral, cereal integral, massas de versão integral

4 - os alimentos de versão integral são ricos em fibras, isso faz com que eles melhorem o funcionamento intestinal, desde que você tenha um consumo adequado de água. Caso contrario, o intestino pode ter seu funcionamento prejudicado pela falta de líquido.

5- como preservam a casca, estes alimentos oferecem maior oferta de nutrientes, a maioria deles é fonte de vitaminas do complexo B (que colabora nas funções cerebrais e para melhora da memória) e em zinco (que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardíacas).

Embora o consumo de alimentos de versão integral tenham inúmeros benefícios, não devemos pensar que somente é possível emagrecer ou ter uma alimentação saudável comendo alimentos integrais.
Se eles não agradam o seu paladar você pode continuar comendo os refinados, e incluir na mesma refeição alimentos ricos em fibras, como uma fruta no café da manhã e uma salada no almoço.


Leia mais sobre esse assunto em minha entrevista ao jornal Diário da Região. Clicando aqui.


Mágica na horta





E teve mais ampliação na horta!

Ampliando minha horta.





Conforme prometido no último post, este é o vídeo de como montamos a horta aqui em casa.


Não é um processo difícil e gerar "frutos" rápido. Como usamos mudas, em 4 dias já estava usando os temperos e em 9 dias já colhi algumas folhas do alface, pois é possível ir colhendo só as folhas que estão em volta ao invés de esperar o pé crescer por inteiro.


Anime-se faça a sua também!!!!!

O canal que seguimos para aprender mais (depois que o marido fez a pequena oficina de horta) foi o Pomar e Horta em Vaso.
https://www.youtube.com/channel/UC2aPp2PaqLJHT4XZMbzBe0g

Sobre comidas mais saborosas





Ganhei do "marido lindo" uma horta caseira de aniversário. Como ela foi feita com mudas, em apenas 4 dias já posso usufruir dela e estou adorando.

Ele montou tudo dentro de calhas cortadas (no tamanho da minha parede), e fez uma par de furos (um mais na frente e um atrás) a cada 20 cm, colocou um feltro em baixo (para não vazar a terra a cada rega), colocou terra pronta para jardim e plantou as mudas.


A rega deve ser feita diariamente, o alface é recomendado 2 vezes por dia. Conversamos e as elogiamos sempre que possível rsrs (plantas também são seres vivos!).


Ele aprendeu em uma oficina sobre horta que podemos fazer terra vegetal (compostagem) de maneira super simples (só um pouco demorada), colocando em um vaso uma camada de terra, jogando cascas e folhas de verduras, legumes e de frutas e cobrindo com outra camada de terra. 

Colocamos em um vaso, mas está no plano comprar uma caixa grande para fazer. 


Obs: ainda quero ter em casa um minhocário, um sistema com minhocas que "comem" os restos de comida, porduzem terra adubada e deixam o líquido que sobra dos restos de comida sem mal cheiro, mas cheio de nutrientes para regar as plantas. Quem sabe será o pedico de natal! rsrs


Quer saber um pouco mais sobre ela?

https://www.youtube.com/watch?v=Haqm3g502RI


Essa é foto do dia em que a horta foi feita!



Bolo integral de banana

Ingredientes:
5 bananas nanicas bem maduras (mais 4 ou 5 cortadas em rodelas para enfeitar)
3 ovos inteiro
1 xícara de chá de açúcar mascavo, refinado ou adoçante para forno e fogão
4 colheres de sopa de margarina light ou normal
1  xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1  xícara de chá de aveia em flocos

1/2 de xícara de água
1 e ½ colher sopa de fermento em pó
1 e ½ colher de sopa de canela em pó

Açúcar e canela para polvilhar as bananas


Modo de preparo:

Passo 1: ligue o forno (para ele estar bem quente quando você colocar o bolo para assar)
 
Passo 2: Unte uma forma média com margarina e polvilhe com uma mistura de açúcar com canela (caso você não posso consumir açúcar polvilhe com farinha). Forre a forma com a bananas cortadas em rodelas ou tiras. Reserve.

Passo 3: Bata no liquidificador as bananas, os ovos, a margarina. Reserve
Passo 4: Em uma vasilha e misture a farinha, a aveia, o açúcar e a canela. Acrescente o conteúdo do liquidificador (bananas batidos com ovo e margarina) e misture. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente.

Passo 5: Coloque as massa devagar na forma, sobre as bananas  em uma forma.

Passo 6: Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 minutos. 

Obs: para saber se a massa está cozida dentro, enfie um palito de dente, se ele sair limpo é porque a massa está completamente cozida.


Obs 2: é possível colocar as bananas em baixou, em cima ou no meio da massa.

Não coma seus sentimentos



A todo o momento somos tomados por emoções, sentimos-nos tristes, alegres, com raiva, angustiados, ansiosos....E muitas vezes, até meio que sem perceber, “descontamos” estes sentimentos na comida. Buscamos um doce, uma salgado, repetimos a refeição, abrimos o armário ou a geladeira atrás da “solução”.

Comemos rápido, praticamente engolindo, sem perceber sabor e muito menos sentir prazer em comer aquele alimento. É como se quiséssemos esconder aquela ingestão de nós mesmos (como se assim as calorias não contassem)

Vejo constantemente pessoas sofrerem com esse tipo de escolha, que obviamente não só não soluciona o sentimento como muitas vezes acaba trazendo outro, a culpa.

Será que essa é a melhor maneira de lidar com sentimentos?

Sentimentos são emoções, boas ou ruins, e independente de quais tipos aparecerem em você. VIVA esse sentimento, deixe-o fazer parte de você, mesmo que por alguns minutos.

Esta triste? Chore
Está alegre? Ria
Está com raiva? Grite
Está ansioso? Aja
Não está conseguindo lidar com seus sentimentos sozinho? Procure ajuda (uma familiar, um amigo,  um terapeuta, um exercício que te faça liberar endorfina – “hormônio do relaxamento e da felicidade”).


Frango com creme de espinafre



Quer variar o filé de frango de maneira prática, gostosa e pouco calórica?

Anote aí como fiz!

Grelhei os filés (que já tinha congelados no freezer) em frigideira antiaderente (sem óleo, só vou colocando um pouco de água e "esfregando" o filé na frigideira para dourar).

Coloquei por cima o creme de espinafre que sobrou do dia anterior. 

Para ficar crocante amassei (no próprio pacote) as 2 últimas torradas integrais do pacote e espalhei por cima.

Levei o forno elétrico para dourar.

Ficou divino!

Comer com atenção


Nos dias corridos de hoje, cada vez mais executamos diversas atividades ao mesmo tempo.
Mas assim como dirigir e falar ao celular pode causar acidentes, porque desvia a atenção da atividade do condutor, comer assistindo televisão, trabalhando, brincando no computador, lendo um livro ou um jornal, fará com que você não consiga dar a atenção necessária para o que e quanto está oferecendo de alimento ao seu corpo.
Quando fazemos duas coisas ao mesmo tempo acabamos não fazendo nenhuma corretamente.
Imagine você falando ao telefone com uma pessoa e pessoalmente com outra, se as duas fizerem uma pergunta que exija raciocínio (por exemplo: o número do seu CPF e a outra o seu endereço), você não conseguirá responder.
A mesma coisa acontece se você está comendo e prestando atenção em outra coisa. Você não registra adequadamente o que e quanto está comendo.

Como resultado, temos duas alternativas:
  • Você come todo aquele pacote de bolacha ou pipoca e se assusta – “Já acabou!!”; ou
  • Você come o que está em seu prato, mas sente fome antes da hora da próxima refeição.

Isso acontece porque 50% ou mais do que você comeu, seu cérebro não registrou.

Por outro lado, tentar prestar mais atenção ao que está no seu prato e o que está comendo pode fazer com que você consiga perceber melhor que já comeu o suficiente e colaborar para passar a ingerir um volume menor.

Algumas dicas podem ajudar:
  • Enquanto se serve, sinta o aroma dos pratos, observe as cores dos alimentos, tente coloca-los no prato de maneira que fiquem mais bonitos;
  • Faça as refeições sempre sentado(a) à mesa, em posição confortável, de preferência com companhia;
  • Entre uma garfada e outra solte o talher para lembrar-se de mastigar;
  • Procure descobrir quais temperos foram usados em cada preparação;
  • Observe a movimentação dos músculos do rosto para mastigar;
  • Sente-se em frente a alguém que come mais devagar que você e tente “imitar” o ritmo dela....


Quanto mais você se observar, melhor será o resultado!

Wrap integral caseiro



Que tal um delicioso wrap para variar seu jantar?

Aproveitei o frango desfiado refogado com cenoura ralada que sobrou do almoço (preparei mais para sobrar mesmo!), lavei algumas folhas de alface (que você pode até já ter lavada, guarda na tapawer com camadas de papel toalha para não deixar "melar" ou ter comprar pré higienizada), cortei um tomate e preparei a massa de panqueca integral

Como é um lanche, e não comemos sempre, acrescentei requeijão (mas pode ser creme de ricota ou cottage, se a intenção for ter um lanche com menor quantidade de gordura, ou mesmo maionese ou cream chesse para dar sabor sem pensar em calorias...). É importante pensar o que realmente agrada o paladar, o quanto você vai passar, a frequência que você e se isso fará tanta diferença se usar esse tipo de recheio não é frequente no seu dia-a-dia.

Até separei o catchup, feito em casa (mas na embalagem do original para facilitar) e mostarda, mas eu acabei não usando, porque para mim, sem os condimentos já estava muito bom. Mas quem gosta, como o meu pequeno pode colocar.

Ficou simplesmente divino!!!!!!!

Quem se interessou pelo catchup feito em casa a receita é super difícil:

Ingredientes:
1 lata de extrato de tomate
1/2 lata de vinagre
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva!

Difícil, né?!

Obs 1: A receita que peguei pedia 1 colher de chá de molho de pimenta, mas eu não coloquei e gostei.
Obs 2: cuidado para não usar um vinagre muito ácido, pois pode afetar no resultado do catchup.
Obs 3: acho que com vinagre balsâmico deve ficar melhor ainda. Ainda não tentei porque esse ainda tem bastante (dá mais do que esse embalagem da foto (rende quase 1 e 1/2). Mas se alguém já tentou ou tentar me conta!

Bom apetite!!!!!



Bolo de caneca - receita básica

A receita de hoje é uma que vale por muitas, por quantas a sua criatividade permitir.
Uma massa básica de bolo de caneca para você acrescentar sabores da sua preferência. É uma ótima sugestão para aquela vontade de doce no meio da tarde, para o café da manha, para mandar de lanche para seu filho... para comer quando quiser alguma coisa gostosa para comer sem exagerar, já que porção é pequena.

Receita básica:

1 ovo

1 colher de sopa de farinha (integral ou de aveia)

1 colher de sopa de aveia

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de açúcar (branco, mascavo, demerara)

1 colher de chá de fermento

1 colher de sopa de leite ou água (quando usar ingredientes sem suco)

Sugestões de sabores

½ maça picada, uvas passas, nozes ou castanhas e canela

1 banana pequena picada, canela

1 colher de cacau ou chocolate em pó (acrescentar 1 colher de água ou leite nesta receita)

½ laranja espremida com os gominhos

½ mexerica picada

½ fatia de abacaxi picado

1 colher de sopa de coco ralado (acrescentar 1 colher de  água, leite ou leite de coco)


Modo de preparo:


Na caneca bata o ovo com o garfo, acrescente os outros ingredientes e misture até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento. Leve ao microondas por aproximadamente 3 minutos (o tempo varia conforme o tamanho e potência do forno).

Quer emagrecer? Facilite sua própria trajetória.


Segunda feira é conhecida como dia internacional de início de dieta, então hoje há milhares de pessoas entrando em um novo processo de perda peso.

Já falei aqui dos problemas das dietas, mas hoje quero alertar você para uma questão importante.

Será que você está facilitando o seu processo de perda de peso? Ou será que está se boicotando ou se “torturando”?
Você está criando um ambiente favorável ao seu sucesso?

Por exemplo, sua casa, mesa ou gaveta de trabalho estão cheios de guloseimas (balinhas, bombons, etc.) ?
Sua bolsa mais parece uma bomboniere ambulante?
Sua geladeira está cheia de sobremesas?
Seu freezer cheio de batata (para fritar), nuggets, kibe, lasanha congelada...?
E sua fruteira? Está vazia?

Beliscar balas, bombons, trufas, não ajuda quem está querendo perder peso.
Comer frituras com frequência, também faz uma enorme diferença, pois qualquer alimento frito em imersão (dentro do óleo) ficam com 5 vezes mais calorias que o mesmo na versão cozida, assada ou grelhada.

Então que tal começar a facilitar sua vida tendo disponíveis alimentos mais saudáveis?!

Tenha à disposição para os lanchinhos frutas frescas, secas, castanhas, entre outras opções saudáveis. (confira mais 20 sugestões aqui).
Faça sobremesa com menor frequência e em dia que receberá visitas, para que elas não fiquem “sobrando” na geladeira. Se mesmo com mais pessoas sobrar um grande quantidade, divida as calorias, dando “marmitinhas” para as visitas levarem, e na próxima, faça uma porção menor.
Se estiver com vontade de comer um doce ou um bolo, vá na doceria ou padaria, e compre apenas um pedaço, assim você come só no momento da vontade,  não todas as vezes que abrir a geladeira, ou pior, só para não jogar fora o que sobrou, afinal você não é lata de lixo ambulante!
Tenha no freezer refeições prontas feitas em casa (como nesta dica) e filés temperados para grelhar.

Se comemos pelos olhos, melhor ficar atento ao que eles veem. 😉


Ajude-se! Facilite sua trajetória rumo ao peso desejado!

Panqueca integral de banana



A receita de hoje é super prática, gostoso e saudável. Uma ótima opção para o café da manhã ou um lanche da tarde.

Ingredientes

1 banana bem madura (nanica ou prata)
2 colheres de sopa de farinha de aveia
1 ovo
Canela a gosto

Modo de preparo

Amasse bem a banana com um garfo até obter uma massa lisa, acrescente a farinha de aveia e o ovo. Misture todos os ingredientes. Doure em uma frigideira antiaderente untada.

Você pode comer pura, com manteiga, margarina, geleia de frutas, com doce de banana sem açúcar., mel



Alternativas ao refrigerante e suco pronto




Na postagem de ontem alertei você sobre os riscos de tomar refrigerante. Vale saber que os sucos prontos não tem as mesmas 4 colheres de sopa de açúcar mas também chegam quase lá, além de conterem muitos conservantes.

Recomendo que você assista o video do IDEC sobre o que realmente tem nos sucos prontos, é um alerta importante feito de fora descontraida.

Para te ajudar trago hoje alternativas práticas para oferecer sucos para sua família.

1 – congelar os sucos de frutas em formato de gelo: para isso basta bater a fruta, coar (se necessário), colocar a polpa na forma de gelo do freezer e congelar. 
Na hora de preparar o suco basta colocar dois gelinhos no copo com água (se necessário acrescentar açúcar) e misturar até o gelo derreter.
Essa é uma ótima opção para mandar para escola, pois você pode colocar os gelinhos e água no copinho ou garrafinha da criança e até a hora do lanche o gelo (de suco) terá derretido e o suco estará fresquinho.
Aqui em casa sempre tem o suco de maracujá, mas também dá para fazer com morango, caju, goiaba, manga, abacaxi, acerola, melancia, kiwi...

2 – espremer a laranja neste espremedor de plástico. O Thales (meu filho) adora “su de laranja” e normalmente toma pela manhã ou leva para escola. Não levamos mais de 3 minutos para espremer, coar e colocar no copinho. Como a lancheira dele é térmica, e moramos bem pertinho da escola, o suco não estraga até a hora do lanche (mais ou menos 2 e 1/2 horas após o preparo).

3 – preparar suco de limão na hora. Esse espremedor de ferro (vendido em feiras livres, lojas de R$1,00 e de utilidades domésticas) é ótimo. Há um modelo maior, que também serve para laranja. Para usa-lo é importante lavar bem a fruta antes, para retirar a sujeira da casca, afinal o suco acaba entrando em contato com ela antes de chegar ao copo.

4 – Suco de limão preparado sem nenhum utensílio especial, basta cortá-lo e espremer (com a mão) no copo. Pronto!

5 – comprar as polpas já congeladas vendidas em mercados.

Quem é meu paciente já me ouviu dar como alternativa “mais prática”, os sucos concentrados de garrafinha. Mas como estamos sempre aprendendo, descobri, montando uma palestra sobre rótulos, que quase todas as marcas têm dois conservantes cancerígenos (utilizado somente pelo Brasil) o BHA e BHT (metabissulfito de sódio e benzoato de sódio), ou seja, eles não são tão saudáveis assim! Por isso, o ideal é usar as polpas mesmo!

Algumas marcas de suco de uva integral e sucos orgânicos são feito sem conservantes e corantes. Pra descobrir, leia a lista de ingredientes e verifique se tem apenas a fruta e água.