Dia da Saúde e Nutrição



Nesta data tão especial convido você a pensar um pouco sobre o tema.

Saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde é um estado de bem estar físico, mental e social.

E será que a melhor maneira da “nutrição” colaborar para esta saúde é proibindo você de comer grupos alimentares ou certos tipos de alimentos?

Será que restringir glúten, lactose, carboidratos, gorduras, doces....é uma forma de colaborar para sua saúde mental e emocional?

Precisamos lembrar que não nos alimentamos de nutrientes, mas sim de alimentos, de preparações, que trazem lembranças e sentimentos.

Será que deixar de comer o bolo de fubá que minha vó faz no café da tarde quando vou a casa dela para conseguir emagrecer vai me ajudar à ter saúde?
Será que deixar de ir á pizzaria comemorar a formatura ou o aniversário de um melhor amigo em nome de uma possível (ou impossível) “barriga chapata” é estar em busca da minha saúde?

Claro, não estou falando aqui para você sair por aí comendo tudo que encontrar pela frente, sem pensar se precisa ou quer comer, mas esse é um convite para você parar de punir-se em nome do peso, para lembre-se que você é muito mais do que uma “embalagem”.

No dia de hoje convido você a se reconectar com seu corpo, com suas raízes, com seus sentimentos.

Preste atenção à sua fome, e obedeça seu chamado, mesmo que ainda não tenha dado três horas da sua última refeição, afinal você não é um relógio;
Volte a comer alimentos que sua avó fazia, eles eram preparados em casa, com amor e sem aditivos químicos;
Deixe de reagir ou tentar “disfarçar” seus sentimentos comendo, você pode ficar triste de vez em quando, chorar, gritar...sem empurrar ou engolir suas mágoas e frustrações.


No dia de hoje, desejo que você tenha SAÚDE!!!!!!!!

3 comentários: