Hábitos rotineiros


Certo dia acordei mais cedo que o habitual e por esse motivo tomei café da manhã sozinha. Como gosto de tomar café (preto) fui passar apenas para mim (colocando o porta coador e o coador habitual sobre minha xícara), no momento de colocar o pó o que fiz? Coloquei a quantidade habitual, suficiente para o preparo do café para dois. Depois de colocado bastante pó “lembrei” ou “me toquei” que naquele dia o café era só para mim (mesmo estando sobre a xícara e não sobre o bule).
Isso aconteceu porque colocar aquela quantidade maior de pó no coador é um hábito, algo que faço diariamente, de maneira automática, sem que meu cérebro precise pensar em todos os movimentos para aquele ato acontecer. No livro O poder do Hábito, Charles Duhigg explica que quando criamos um hábito, através de uma rotina repetitiva (como preparar o café todas as manhãs) nosso cérebro diminui a intensidade de suas atividades para realizar aquela tarefa, aquilo para ele já é normal, habitual, ele considera que não precisa gastar energia com algo que ele já sabe que e como irá acontecer.

Esse evento me fez pensar em quantas coisas fazemos de maneira automática, sem perceber, só por hábito, coisas que podem atrapalhar seu processo de perda de peso, sem que ao menos você se dê conta.

Pegar um docinho no caixa do restaurante ao pagar a conta;

Colocar a sobremesa na bandeja antes de servir-se da comida (e saber se a sobremesa será necessária e saborosa ou não);

Comer uma fatia do bolo que está em cima da mesa, cada vez que passa por ele para fazer outras coisas (ir ao quintal ou a lavanderia, por exemplo);

Chupar as balas do baleiro sobre a mesa de trabalho;
Comer só porque chegou em casa (mesmo sem estar com fome);

Colocar batata frita ou mini salgadinho no prato (sem pensar se naquele dia está com vontade);

Comprar um sorvete de casquinha (ou sundae) só porque foi ao shopping ver as vitrines (e como a atenção está nas roupas, come-lo sem nem ao menos sentir o sabor).

Esses são apenas exemplos.

Se você está em um processo de perda de peso ou gostaria de realizar um, olhar para seus hábitos é fundamental. Como vimos, isso requer muita atenção, porque tudo que faz parte do hábito pode ficar quase imperceptível (de tão automático).
Neste caso, um diário alimentar bem detalhado (anotando TUDO que você come, até mesmo uma bala) pode ajudar a encontrar hábitos e ingestões automáticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário