Nutricionista não é emagrecionista


Gosto bastante de falar a partir de definição (dos dicionários), pois acho que elas ajudam esclarecer. Nesse caso, em espacial, acho que ilustra bastante o assunto. Vamos a elas:

       Nutricionista = profissional da área de nutrição

       Nutrição = 1. Ação ou resultado de nutrir-se 2. Aquilo que nutri, alimento

Nutricionista é, portanto, o profissional envolvido em nutrir/alimentar pessoas.  Em nenhum momento por definição (ou formação) fomos incumbidas emagrecer pessoas ou fazer com que elas percam peso.

Somos sim, responsáveis por Nutrir, que tem como significados alimentar e também, manter vivo (no sentido de nutrir sonhos) ou ter sentimento em relação à alguém.

Hoje sei exatamente o tamanho desse meu papel de nutrir os sonhos de alguém em ser feliz, de nutrir seus desejos de cuidar-se, amar-se. Sei nutrir empatia e admiração por cada conquista das pessoas que cruzam meu caminho, entrando no meu consultório ou não.

Diante de tamanho significado, mudar o peso de alguém será sempre um possível efeito colateral, do cuidado, do amor próprio, da preocupação com seu bem-estar.

Sou nutricionista, meu trabalho é nutrir você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário